Comunitário-Participativa

 

A Dimensão Comunitário Participativa tende a favorecer a participação dos cristãos na Comunidade, vivendo a unidade.

Pastorais que fazem parte dessa Dimensão:


PASTORAL DA JUVENTUDE: Visa atrair o jovem para o meio da comunidade por meio do serviço ao Reino como encontros e formações demonstrando a realidade da sociedade e a necessidade de se ter o jovem como Cristão ativo na Comunidade.

 

PASTORAL DA FAMÍLIA: Há mais ou menos trinta anos, em nossa Paróquia, teve inicio um movimento cujo objetivo era evangelizar a família e a sociedade através dos casais. Era o movimento denominado “Grupo de Casais”, que naquele tempo já promovia encontros de noivos, de jovens e de casais. Com a ampliação das atividades, caminhamos para uma ação mais pastoral. Ainda não era oficialmente uma Pastoral Familiar, o que viria acontecer a partir de 1998, quando fundamentada no Documento 65 da CNBB. Pastoral Familiar no Brasil, na Exortação Apostólica Familiaris Consortio do Papa João Paulo II e no guia de implantação de Pastoral Familiar na Paróquia-Setor Família da CNBB, a Pastoral Familiar foi implantada.

A Pastoral Familiar, básica e prioritária, é “uma ação organizada e planejada que se realiza na Igreja e com a Igreja, por meio de agentes específicos, capazes de oferecer instrumentos necessários para a formação da família e orientações para a vivência familiar. Seu enfoque principal é promover, fortalecer e evangelizar a Família. Quer levar a todos a Boa Nova do Sacramento do Matrimônio e promover a vida e o amor com os valores essenciais da dignidade humana. Essa evangelização humana e cristã terá como conseqüência a transformação da sociedade.” Com esse perfil procuramos desenvolver as nossas atividades, sem perder de vista as Diretrizes de Renovação Eclesial, procurando adequá-las às necessidades e realidades paroquiais. Assim, as nossas principais atividades são:

 Encontros com as Famílias das comunidades rurais e urbanas;

 Encontro de Noivos, jovens e idosos;

 Momentos de orações e Retiros Espirituais;

 Participação em atividades a níveis de zonal e diocese;

 Participação nas atividades gerais da Paróquia e nos tempos fortes da Igreja;

 Campanhas de Solidariedade;

 Comemorações da Semana Nocional da Família e outras datas;

 Casamentos de “reparação” na festa da Sagrada Família;

 Missa das Famílias e integração total com o serviço do ECC-Encontro de Casais com Cristo.


Fortalece o nosso trabalho o fato de que um grande número de integrantes da Pastoral Familiar atua em outras Pastorais, serviços, associações, conselhos, ministérios, dimensões e obras assistências da Paróquia.

 

PASTORAL VOCACIONAL: Tende a amadurecer o coração do jovem para a busca do discernimento da vocação seja ela: laical, sacerdotal, matrimonial, religiosa, consagrada ou não. Com encontros e estudos sobre vocações.

 

Articuladoras responsáveis pela Dimensão.

              Elenice e Ir. Nira

Contato

Missas Dominicais às 07h da manhã e 19h da noite. A secretaria Paroquial encontra-se aberta de segunda à sexta das 08 às 12h e das 14 às 17h. E sábado das 08 as 12h Rua Padre Antunes, 48, Centro, Nazaré-BA. CEP 44400-000. SECRETARIA PAROQUIAL
+55 (75) 3636-2874